quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

'MINHA VIDA DE ABOBRINHA’ ESTREIA DIA 16 DE FEVEREIRO

Filme está na “short list” do Oscar para Melhor Filme de Língua Estrangeira e foi Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Animação

MINHA VIDA DE ABOBRINHA é um longa-metragem de animação em stop-motion, indicado ao Globo de Ouro de Melhor Animação e como filme indicado da Suíça ao Oscar, ganhou uma vaga na short list para o Melhor Filme de Língua Estrangeira, onde ficou entre os nove finalistas. O filme tem previsão de estreia dia 16 de fevereiro, com distribuição da California Filmes.
Abobrinha é um apelido intrigante para um menino de 9 anos de idade, e sua história única, apesar de única, é surpreendentemente universal. Após a morte repentina de sua mãe, Abobrinha torna-se amigo do policial Raimundo, que acompanha o garoto até seu lar adotivo repleto de outros órfãos de sua idade. A princípio, Abobrinha luta para encontrar seu lugar nesse ambiente estranho e, por vezes, hostil. Assim, com a ajuda de Raimundo e novos amigos, Abobrinha aprende aos poucos a confiar, encontrar o amor verdadeiro e ao final uma nova família para si.
A técnica de animação de MINHA VIDA DE ABOBRINHA é semelhante à utilizada em desenhos: assim como os traços são animados, as marionetes são filmadas quadro a quadro. Entre cada tomada, os bonecos são reposicionados muito levemente para dar a ilusão de movimento.
Os bonecos têm cerca de 25 cm de altura, e foram feitos a mão com a combinação de vários materiais (espuma de látex para os cabelos, silicone para os braços, resina para os rostos, tecido para o figurino artesanal) envolvendo um esqueleto articulado e adaptado para a morfologia de cada personagem.

Declaração do diretor – Claude Barraas
“Tenha amigos com quem contar, apaixone-se, e talvez até seja feliz... Eu me apaixonei por “Autobiografia de uma Abobrinha”, de Gilles Paris, um romance de formação tenro e poético. A história e seu tom me transportaram de volta a minha infância e me lembraram de meus primeiros alvoroços emocionais, da mesma maneira que acontece a um espectador assistindo a filmes como Os Incompreendidos, Remi, Belle e Sebastian, Heidi e até Bambi. Com essa adaptação animada, quis partilhar com o público de hoje um pouco dessas emoções delicadas e formadoras que alimentaram e moldaram minha experiência de vida.
Mas esse filme é também, acima de tudo, uma homenagem às crianças negligenciadas e maltratadas que fazem o melhor que podem para sobreviver e conviver com suas feridas. Abobrinha, nosso herói, passou por muitos momentos difíceis e, após perder sua mãe, acredita estar sozinho no mundo. Isso porque não conta com as pessoas que ele encontrará em sua nova vida no lar adotivo: ter um grupo de amigos que pode confiar, se apaixonar, e quem sabe até ser feliz um dia? Ele ainda tem muito o que aprender na vida. É essa a mensagem, ao mesmo tempo simples e profunda, que parecia ser essencial transmitir para nossas crianças. E o desejo de dividir essa mensagem foi o que me guiou durante o processo de dirigir esse filme”.

FICHA TÉCNICA
MINHA VIDA DE ABOBRINHA
(Ma vie de Courgette)
Direção: Claude Barras
Gênero: Animação
País: França e Suíça
Ano: 2016
Duração: 66 minutos

Classificação: a definir

Fonte: PAULA C FERRAZ/ Califórnia Filmes

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)