terça-feira, 13 de julho de 2021

Diego Esteve fala da carreira de diretor, trabalhos com Wolf Maya e seu primeiro longa 'Silencio'

 



Diretor tem 35 curtas no currículo e foi indicado por dois anos consecutivos como melhor diretor no Rio Webfest internacional

 

Com um currículo que já conta com mais de 35 curtas, o diretor, Diego Esteve se encontra em um momento especial em sua carreira, o lançamento do seu primeiro longa que leva o nome de ‘Silencio’. O filme, tem previsão inicial de lançamento para dezembro de 2021, e conta a história da roteirista Sara, vivida pela atriz Yasmin Martins Mendes, que está trabalhando em um novo projeto quando começa a ter crises que vão evoluindo para ataques de pânico cada vez mais recorrentes, desenvolvendo assim, uma síndrome do pânico.

 

- Nos propusemos a expor a realidade (que nunca é igual) de quem enfrenta essa luta diária, mas a vida também precisa continuar e esse embate está ali exposto no filme. Sempre com muito cuidado, verdade e deixando o expectador construir sua experiência junto a personagem principal. Tocamos em várias questões humanas e sensíveis no filme, que se misturam a trama central – comenta o diretor.

 

Mas antes de “atuar” por trás das câmeras, o gaúcho de 39 anos de Porto Alegre (RS), começou seu encontro com as artes dramáticas, mais especificamente o teatro, aos 18 anos na Escola de Atores de Porto Alegre, onde teve aula com os mais renomados professores do sul do país, tanto para o palco como para as câmeras. Durante os dois anos de formação, aperfeiçoou-se em cursos livres de teatro no TEPA (teatro escola Porto Alegre) e participou do seu primeiro espetáculo como ator: “Despindo o Homem”.

 

Em 2005 resolveu vir para o Rio de Janeiro onde se graduou em Artes Dramáticas na Faculdade da Cidade de Rio de Janeiro e dirigiu seu primeiro espetáculo “Dodecaedro”. Antes de mergulhar somente no papel de diretor, ele teve um professor que o apresentou como seria a vida na frente e por trás das câmeras.

 

- Participei de várias peças como ator e assistente de direção de outras, até que foi convidado por Wolf Maya para fazer a novela “Fina Estampa”. A partir daí, Wolf me convidou para ser Assistente de Direção e professor da sua escola – foi muito aprendizado e o tenho como um grande incentivador - diz Esteve.

 

Até então Diego tem três longas metragens como assistente e mais de 35 curtas como diretor. Recentemente Diego inovou criando uma web série, toda feita pelo celular, chamada “Diário de Jaque”, onde foi indicado por dois anos consecutivos como melhor diretor no Rio Webfest internacional.

 

Atualmente um dos curtas de Diego, o “They are Here”, foi selecionado para festivais internacionais. Em breve ele lança o seu primeiro longa “Silencio”, além de estar em fase desenvolvimento de um roteiro e mais dois projetos com a DiY Entertainment, que ainda são confidenciais.

 

Daí veio a vontade de mergulhar de vez como diretor geral. ‘Silencio’ nasceu após um encontro com o roteirista Costa Martins que, ao apresentar a ideia ao diretor, conseguiu mostrar a intensidade da temática e a relevância do assunto para o momento atual em que estamos vivendo.

 

- À medida que ele foi desenvolvendo, fui adentrando mais a sua temática e ao seu estilo de escrita, imagens e poesia. O tema, síndrome do pânico, me instigou e acabei descobrindo muitas particularidades sobre a condição e que podemos até imaginar como é, mas só quem vive sabe realmente o que se passa. E assim fomos chegando à linguagem que resultou no filme – ressalta.

 

Mas com a pandemia o que poderia ser feito? A solução estava no próprio roteiro, já que a maioria das cenas são focadas no drama de uma personagem, a Sara, em um apartamento isolada com o seu namorado Pedro (Lucas Tier).

 

- Gravamos com uma equipe reduzida, pois tudo foi feito durante a pandemia e o cuidado é essencial sempre. Todos se dispuseram a dar tudo de si para suprir as demandas que surgiam, e nem sempre tínhamos o “número” de profissionais disponíveis, por conta da pandemia. Mas todos foram excepcionais. Atores, produção, fotografia, áudio, arte, figurino, sempre deram o seu melhor dentro de todos protocolos de segurança e saúde – ressalta.

 

Além da protagonista, vivida por Yasmim Martins Mendes, o elenco conta com Lucas Tier, que faz Pedro, Carolina Morena, interpretando Alice; Tiago Deam, como Lucas; Luzia Avellar, dando vida à Yasmin e Rhavine Chrispim, como Manoela. Além de trilha sonora feita especialmente para o longa que ficou por conta do cantor FAEHL.

 

As gravações de ‘Silencio’ se iniciaram no final de 2020, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária da Organização Mundial da Saúde (OMS), na cidade do Rio de Janeiro, nos bairros por onde a trama percorre. Algumas cenas foram gravadas em parceria com o metro da cidade.

 

- Buscamos essa parceria com o metro, para dar mais veracidade a essas cenas, porém precisávamos manter sempre em mente saúde em primeiro lugar da equipe, dos funcionários e de todos que estivessem “por perto” de alguma forma. Então fizemos isso em um horário que havia quase zero tráfego. Isso ajudou bastante nos transcorrer das gravações e nas finalizações do nosso longa – ressalta o diretor.

 

Além das cenas feitas no metro, Diego, Yasmin e o ator Lucas Tier chegaram a morar durante um tempo juntos para fazer cenas do casal para o longa.

 

- Foi muito legal, pois pudemos imergir nessa experiência, a Yasmim e o Lucas foram excelentes durante todo o tempo e se entregaram aos seus personagens. Em breve isso poderá ser visto pelo grande público e fico muito feliz em poder contar essa história – finaliza Diego.

 

A previsão de estreia de ‘Silencio’, inicialmente, é para o final de 2021, nos cinemas norte-americanos e no streaming. O longa também é previsto para passar em festivais a partir do próximo ano.

 

Confira o trailer oficial:







Outras informações sobre o longa pelo https://www.instagram.com/silenciomovie/

 

Instagram de Diego Esteve: https://www.instagram.com/diegoestteve/

...

Fonte: Ingrid Honorato
Fotos: Oseias Barbosa.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)