terça-feira, 20 de novembro de 2018

OFICINA de Cinema Negro Contemporâneo na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (1 a 15/12)



INSCRIÇÕES ABERTAS para a
Oficina Livre de Cinema Negro Feminino Contemporâneo
na Escola de Cinema Darcy Ribeiro
dias 1,8 e 15 de dezembro

Nos dias 01, 08 e 15 de dezembro acontece a Oficina de Cinema Negro Feminino contemporâneo que será dada por Rosa Miranda. A oficina pretende dar visibilidade a realizadoras negras brasileiras contemporâneas, fornecer informações sobre as mulheres negras no audiovisual e desenvolver uma compreensão a respeito da importância dessas mulheres na cena brasileira; através de aulas expositivas, acompanhadas de exemplos cinematográficos e debate sobre os filmes.

A professora Rosa Miranda 
Rosa Miranda ingressou no curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense (2012), tendo concluído em setembro de 2017, sendo a primeira mulher negra formada em licenciatura em Cinema e Audiovisual no Brasil. Como arte-educadora atua desde 2012 tendo ampla experiência com o público infanto-juvenil. Como cineasta realizou mais de 17 produções cinematográficas, além de produzir diversos eventos culturais ligados a promoção da sétima arte negra como: palestras, debates, mesas, cursos de formação, oficinas de cinema negro em diversos estados do Brasil. 

Ministrou aulas sobre história do cinema negro brasileiro, como professora convidada em diversos cursos de graduação e eventos em Instituições de Ensino Superior. Participou de debates sobre Cinema Negro, Cinema Africano, História do Cinema Brasileiro, na seguinteFundação Getúlio Vargas (FGV), UNIRIO, UERJ, UFF. Além disso, ministrou aula, como professora convidada, no Programa Pós-Graduação de Mestrado em Comunicação da UFF. 

Atualmente Rosa faz curadoria em cineclubes, mostras e eventos de cinema negro; sendo curadora e produtora do Cineclube Atlântico Negro. Além disso, está captando recursos para uma série documental, pré-produzindo um curta-metragem, administrando o Coletivo Kbça D’ Nêga – do qual é fundadora e idealizadora.

Mais Informações no link: 

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro está com inscrições abertas para outras oficinas livres de cinema para os meses de novembro, dezembro e janeiro. 


INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES 
ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO
 Rua da Alfândega, 5 | Centro
, Rio de Janeiro
Tels.: (21) 2233 0224 | (21) 2516 3514 Whatsapp: (21) 98909-3774 
facebook/escoladecinemadarcyribeiro
Instagran/escoladarcyribeiro 


FONTE: 

Claudia Machado de Oliveira


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)