Our social:

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

'VAZANTE', DE DANIELA THOMAS, ESTREIA DIA 09 DE NOVEMBRO


Longa participa da Mostra Internacional de Cinema, em SP, dia 25/10


Vazante, primeiro filme solo de Daniela Thomas, que codirigiu Linha de Passe (Palma de Ouro de Melhor Atriz em Cannes 2008) e Terra Estrangeira ao lado do cineasta Walter Salles, estreia dia 9 de novembro nos cinemas e participa da Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, dia 25 de outubro. Daniela também assina o roteiro do longa-metragem junto ao produtor Beto Amaral, fundador da Cisma Produções.

O longa se passa em 1821, no interior de Minas Gerais. Na história, Antonio, vivido pelo ator português Adriano Carvalho, negocia casamento com Beatriz, filha de Dona Ondina (Sandra Corveloni). A estreante Luana Nastas interpreta Beatriz que, na ausência do marido, fica sozinha com as crianças escravas. Vencedora do prêmio de melhor atriz coadjuvante no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Jai Baptista é Feliciana, escrava vítima da violência de Antonio. O longa retrata as mazelas do patriarcalismo brasileiro, da escravidão, do casamento forçado, da mestiçagem fruto do assédio, da exploração sexual das negras e das hierarquias de poder.

O filme também traz no elenco Toumani Kouyate, ator que interpreta o líder dos escravos e quem abriu as portas da comunidade de seus conterrâneos da África subsaariana refugiados em São Paulo; Fabrício Boliveira vive o capitão do mato Jeremias, além deVinicius Dos Anjos, Juliana Carneiro Da Cunha, Roberto Audio, Geisa Costa, Alexandre De Sena, Adilson Maghá, Maria Isadora, Kelle Das Graças Lopes, Maria Helena Dias, Dinah Feldman, Vasco Pimentel, Adão de Fátima Gomes, Adelsson Gonçalo Higino e Maria Aparecida de Jesus Fátima.

Vazante foi escolhido como Opening Film da mostra Panorama do 67º Festival Internacional de Cinema de Berlim e também venceu o prêmio de melhor direção de arte para Valdy Lopes Jn no Festival de Brasília. Cisma Produções, Dezenove Som e Imagens - fundada pelo cineasta Carlos Reichenbach e a produtora Sara Silveira, em 1991, em parceria com a produtora Maria Ionescu - , e Ukbar Filmes assinam a produção. A coprodução é da Globo Filmes. Europa Filmes é a distribuidora.


SINOPSE
Minas Gerais. Século XIX. O fazendeiro Antonio (Adriano Carvalho) volta à casa, depois de uma longa viagem conduzindo uma tropa de escravos. Ao chegar, descobre que a mulher morreu em trabalho de parto. Isolado em uma fazenda improdutiva, ele negocia um novo casamento com a filha de Dona Ondina (Sandra Corveloni), a menina Beatriz (Luana Nastas), enquanto faz a escrava Feliciana (Jai Baptista) vítima da violência. Antonio volta às expedições para negociar escravos e gado. Sozinha na propriedade, Beatriz se aproxima das crianças escravas. Uma traição implode na família em uma espiral de violência, que é o anúncio dos ventos da mudança.

ELENCO
Antonio - Adriano Carvalho
Beatriz - Luana Nastas
Dona Ondina - Sandra Corveloni
Dona Zizinha - Juliana Carneiro Da Cunha
Bartholomeu - Roberto Audio
Feliciana - Jai Baptista
Líder - Toumani Kouyate
Virgílio - Vinicius Dos Anjos
Jeremias - Fabrício Boliveira
Joana - Geisa Costa
Manuel - Alexandre De Sena
Porfírio - Adilson Maghá
Maria Joaquina – Maria Isadora
Francisca - Kelle Das Graças Lopes
Domingas - Maria Helena Dias (Mantega)
Naninha - Dinah Feldman
Padre - Vasco Pimentel
Benguela - Adão de Fátima Gomes
Sebastião - Adelsson Gonçalo Higino
Inácia - Maria Aparecida de Jesus Fátima

FICHA TÉCNICA
Diretora - Daniela Thomas
Roteiristas - Daniela Thomas e Beto Amaral
Produtores - Beto Amaral, Maria Ionescu e Sara Silveira
Coprodutores - Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola
Produtor Associado - Fernando Meirelles
Diretora de Produção - Cristina Alves
Diretor de Fotografia - Inti Briones
Diretor de Arte - Valdy Lopes Jn
Som - Vasco Pimentel
Montadores - Estevan Schilling e Tiago Marinho
Figurinista - Cassio Brasil
Maquiagem - Rosemary Paiva
Uma Produção - Dezenove Som e Imagens, Cisma Produções e Ukbar Filmes
Coprodução - Globo Filmes
Distribuição - Europa Filmes

Fonte: Julia Moura/ Primeiro Plano Assessoria de Imprensa

Popular Posts

Google+ Followers