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segunda-feira, 17 de abril de 2017

Retrospectiva AVENTURA ANTONIONI no CCBB/RJ a partir de 26 de Abril


Uma mostra completa da obra do cineasta italiano Michelangelo Antonioni com curtas e longas-metragens, documentários e ficções, além de aula magna e debate
                  CCBB Rio de Janeiro – 26 de abril a 22 de maio
 CCBB São Paulo – 26 de abril a 22 de maio | CineSesc (SP) – 11 a 17 de maio
                  CCBB Brasília – 3 a 29 de maio

Trinta e quatro filmes do diretor, roteirista e produtor italiano Michelangelo Antonioni, o único cineasta, além de Robert Altman, a conquistar os três maiores prêmios do cinema europeu - a Palma de Ouro em Cannes por Blow-Up – Depois daquele Beijo, o Leão de Ouro em Veneza por Deserto Rosso – O Dilema de Uma Vida, e o Urso de Ouro em Berlim por A Noite - estarão na retrospectiva Aventura Antonioni, em cartaz no CCBB Rio de Janeiro e no CCBB São Paulo, de 26 de abril a 22 de maio e, no CCBB Brasília, de 3 a 29 de maio, com apoio do Instituto Italiano do Rio de Janeiro e patrocínio do Banco do Brasil.

Blow Up, Depois Daquele Beijo (Blow Up, 1966) 
Serão apresentados, em película 35 mm ou em digital, desde os poucos vistos documentários de curta-metragem dirigidos por Antonioni até as suas colaborações finais com cineastas como Wim Wenders, Steven Soderbergh e Wong Kar-Wai, passando pela fase mais conhecida, de obras-primas como a “trilogia da incomunicabilidade” (A AventuraA Noite e O Eclipse), Deserto Rosso – O Dilema de uma Vida, Blow-Up – Depois Daquele BeijoZabriskie Point e Passageiro: Profissão: Repórter.

O curador Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida selecionou também alguns títulos nos quais Antonioni assinou como roteirista - Um Piloto Retorna, de Roberto Rossellini, e Abismo de Um Sonho, de Federico Fellini, que foi inspirado no curta L'amorosa Menzogna, de Antonioni -, e assistente de direção - Trágica Perseguição, de Giuseppe De Santis, e Tempestade, de Alberto Lattuada, no qual dirigiu as cenas de interiores. E ainda alguns filmes que homenageiam o cineasta, como Antonioni-Hitchcock: A Imagem em Fuga, de Júlio Bressane, e os documentários Faire un Film Pour Moi C'Est Vivre, de Enrica Antonioni, e Michelangelo Antonioni, Lo Sguardo Che Ha Cambiato Il Cinema, de Carlo Di Carlo e Sandro Lai.

A programação da mostra traz também, com entrada franca, uma sessão inclusiva (com closed caption e audiodescrição) um debate e uma aula magna. A sessão inclusiva será de Amores na Cidade, filme em seis episódios dirigido por Antonioni, Fellini, entre outros cineastas, no dia 17 de maio, às 15h. O debate sobre a obra de Antonioni, com tradução simultânea de libras, será no dia 3 de maio, às 19h, com a participação do pesquisador, escritor e diretor João Carlos Rodrigues e da Doutora em Filosofia Ana Beatriz Antunes Gomes. E, no sábado, dia 13, às 18h, acontece a aula magna “Antonioni overground” com o crítico e historiador italiano Adriano Aprà.

Além da aula magna, Adriano Aprà tem outra participação importante em Aventura Antonioni - ele editou o livro-catálogo da mostra, com filmografia comentada, fotos, ensaios e entrevistas. Aprà é um dos maiores historiadores do cinema italiano e um dos nomes fundamentais da crítica européia desde os anos 70. Colaborador da revista Filmcritica e cofundador de Cinema e Film, dirigiu os festivais de cinema de Salsomaggiore (nos anos 70 e 80) e de Pesaro (na década de 90) e a Cineteca Nazionale, em Roma, entre 1998 e 2002.  Editou livros de cineastas como Jean-Luc Godard, Jean-Marie Straub, Roberto Rossellini  e Michelangelo Antonioni.

Sobre a trajetória de Antonioni

“Antonioni manipula as bordas mais silenciosas e indiretas da estrutura cinematográfica, tão discretamente que seus enigmas existenciais são sentidos antes que possam ser intelectualizados. O espaço negativo é tão proeminente quanto o positivo, o silêncio tão alto como o ruído, a ausência tão palpável como presença, e a passividade uma força tão potente como a ação direta. Transgredindo as leis cinematográficas não ditas, Antonioni se concentra em protagonistas femininas, mas se recusa a sentimentalizá-las ou a julgá-las moralmente, e as coloca em pé de igualdade com os outros elementos dentro do seu sistema dinâmico total, como sons ou elementos do set”, comenta o curador Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida.

Michelangelo Antonioni e Maria Schneider
no Set de O Passageiro, Profissão Repórter.
Michelangelo Antonioni (1912-2007) estudou economia na Universidade de Bolonha, onde co-fundou um grupo teatral. Enquanto se dedicava à pintura e trabalhava em diferentes posições da indústria cinematográfica, Antonioni escrevia críticas para a revista “Cinema”, editada por Vittorio Mussolini, filho do Duce, que reuniu em seus quadros a geração que iniciaria o neo-realismo após a Segunda Guerra Mundial - Giuseppe De Santis, Carlo Lizzani, Luchino Visconti, Roberto Rossellini e Federico Fellini.

Em 1947, Antonioni dirigiu seu primeiro filme, o curta-metragem documentário Gente do Pó, retrato dos pescadores do vale do Pó onde ele cresceu. Insatisfeito com os rumos neo-realistas do cinema italiano, ele dirigiu uma série de curtas documentários oblíquos e excêntricos, que revelavam seu desejo de explorar os mistérios da psique interior das personagens.

Em seu primeiro longa-metragem de ficção, Crimes da Alma, Antonioni desafiou o enredo tradicional e a expectativa do público que antecipam a dinâmica expressionista formal e emocional dentro do inovador A Aventura, que o consagrou internacionamente no Festival de Cannes de 1960, quando, em meio à vaias do público e aplausos entusiasmados de colegas artistas e cineastas, ele conquistou o Grande Prêmio do Júri.

Cena de "A Aventura" 
A Aventura revelou a ambivalência controlada de Monica Vitti – que se tornaria companheira e musa de Antonionu ao longo da famosa trilogia A Aventura, A Noite e O Eclipse –, além de O Deserto Rosso – O Dilema de Uma Vida que marcou outra mudança significativa no cinema de Antonioni, em direção à cor expressiva, aos protagonistas masculinos e ao trabalho com foco suave e com cortes mais rápidos.

Convidado para fazer China pelo governo chinês, Antonioni fez um passeio de quatro horas hipnotizante e sentimental pela China, que foi rejeitada pelo Partido Comunista Chinês que o encomendou. Alguns anos mais tarde, Antonioni voltou à ficção na obra-prima O Passageiro, Profissão: Repórter, uma fábula enigmática que oferece um complemento ousado para A Aventura. Além de Identificação de Uma Mulher e de O Mistério de Oberwald, em que conduziu experimentos incomuns com cor e vídeo, Antonioni encerrou sua carreira com curtas-metragens, muitos dos quais foram feitos depois que ele sofreu um acidente vascular cerebral, em 1985.


Programação - CCBB Rio de Janeiro – 26 de abril a 22 de maio

Quarta, 26/04
17h – “Um piloto retorna”. “Un Pilota Ritorna”. De Roberto Rossellini. Roteiro de Michelangelo Antonioni (Itália, 1942). Com Massimo Girotti, Michela Belmonte, Gaetano Masier. Livre.
Um jovem piloto italiano é preso em um campo britânico depois que seu avião é abatido sobre a Grécia, durante a II Guerra Mundial. Ele se apaixona pela filha do médico e foge durante um bombardeio. Ferido, ele retorna para casa, quando a notícia da rendição grega acabara de chegar.

19h –“O Abismo de Um Sonho”. “Lo Sceicco Bianco”. De Federico Fellini. Roteiro de Michelangelo Antonioni (Itália, 1952). Com Alberto Sordi, Giulietta Masina, Brunella Bovo. Livre.
Durante um dia em sua lua-de-mel, um casal é separado pela luxúria e os desejos que a cidade produz.

Quinta, 27/04
17h – “Michelangelo Antonioni, Lo Sguardo Che Ha Cambiato Il Cinema”. De Carlo Di Carlo e Sandro Lai (Itália, 2001). Livre.
Documentário em ordem cronológica que mostra a trajetória do diretor, os momentos mais importantes da sua vida, desde os primeiros documentários neo-realistas até o Oscar por sua contribuição à história do cinema, em 1993.

19h – “Antonioni-Hitchcock: A Imagem em Fuga”. De Júlio Bressane (Brasil, 1993). Livre.
Fragmentos de seis películas de cada um dos dois diretores, em uma montagem que revela semelhanças como uma coincidência de opostos.
+
Lo Sguardo di Michelangelo”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 2004). Com Michelangelo Antonioni. Livre.
Em um silêncio grandioso, aos 92 anos de idade, Antonioni visita o Moisés de Michelangelo Buonarroti na igreja de San Pietro in Vincoli (Roma). Seus olhos se encontram: um diálogo sobre a imortalidade da arte.

Sexta, 28/04
16h30 – “Deserto Rosso, O Dilema de Uma Vida”. “Il Deserto Rosso”.
"Deserto Rosso, O Enigma de Uma Vida"
De 
Michelangelo Antonioni (Itália, 1964). Com Monica Vitti, Richard Harris, Carlo Chionetti. 14 anos.
Frio, chuva e neblina cercam uma fábrica em Ravena. Resíduos poluem os lagos locais; navios passam e levantam bandeiras de quarentena. Giuliana, uma dona-de-casa casada com Ugo, o gerente da fábrica, é mentalmente doente, e se esconde do marido da melhor forma possível. Ela conhece Zeller, um engenheiro em curso para a Patagônia que se aproveita dela.

19h – “A Aventura”. “L'avventura”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1960). Com Gabriele Ferzetti, Monica Vitti, Lea Massari. 14 anos.
Uma mulher desaparece em uma viagem de barco pelo Mediterrâneo. Mas durante as buscas, seu amante e sua melhor amiga se sentem atraídos um pelo outro.

Sábado, 29/04
13h - A Aventura”. “L'avventura”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1960). 14 anos.

16h – “A noite”. “La Notte”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1961). Com Jeanne Moreau, Marcello Mastroianni, Monica Vitti. 14 anos.
Um dia na vida de um casal infiel e de sua relação que se deteriora.

18h30 – “O eclipse”. “L'eclisse”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1962). Com Monica Vitti, Alain Delon, Francisco Rabal. 14 anos.
Uma jovem mulher encontra um homem jovem e cheio de vitalidade, mas seu caso de amor está condenado devido à natureza materialista dele.

Domingo, 30/04
13h - Deserto Rosso, O Dilema de Uma Vida”. “Il Deserto Rosso”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1964). 14 anos.

16h -  “A noite”. “La Notte”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1961). 14 anos.

18h30 - “O eclipse”. “L'eclisse”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1962). 14 anos.

Segunda, 01/05
15h - Antonioni-Hitchcock: A Imagem em Fuga”. De Júlio Bressane (Brasil, 1993). Livre.
+ “Lo Sguardo di Michelangelo”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 2004). Livre.

17h - Michelangelo Antonioni, Lo Sguardo Che Ha Cambiato Il Cinema”. De Carlo Di Carlo e Sandro Lai (Itália, 2001). Livre.

19h – “O Abismo de Um Sonho”. “Lo Sceicco Bianco”. De Federico Fellini. Roteiro de Michelangelo Antonioni (Itália, 1952). Livre.

Quarta, 03/05
15h – “As amigas”. “Le Amiche”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1955). Com Eleonora Rossi Drago, Gabriele Ferzetti, Franco Fabrizi. 14 anos.
Uma jovem mulher retorna para sua casa em Turim para abrir um novo salão de moda e se envolve com uma mulher problemática e suas três amigas ricas.

17h – “O grito”. “Il Grido”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1957). Com Gabriella Pallotta, Steve Cochran, Alida Valli. 14 anos.
Um homem vaga sem destino, longe de sua cidade e da mulher que ele ama, inativo emocional e socialmente.

19h – Debate sobre a obra de Antonioni (tradução simultânea de libras) -  com o pesquisador, escritor e diretor João Carlos Rodrigues e a Doutora em Filosofia Ana Beatriz Antunes Gomes. Entrada franca.

Quinta, 04/05
17h - “Um piloto retorna”. “Un Pilota Ritorna”. De Roberto Rossellini. Roteiro
O Eclipse (L'eclisse, 1962)
de Michelangelo Antonioni (Itália, 1942). Livre.

19h – “As Três Faces de Uma Mulher”. “I Tre Volti”. De Michelangelo Antonioni, Mauro Bolognini, Franco Indovina (Itália, 1965). Com Princess Soraya, Goffredo Alessandrini, Nando Angelini. Livre
Comédia em três segmentos, dirigidos por Michelangelo Antonioni (Il Provino), Mauro Bolognini (Gli Amanti Celebri) e Franco Indovino (Latin Lover).

Sexta, 05/05
15h – “Crimes da Alma”. “Cronaca di Un Amore”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1950). Com Lucia Bosé, Massimo Girotti, Ferdinando Sarmi. Livre.
Paola é uma jovem e bela mulher casada com um rico empreendedor. Ela se encontra com seu antigo amante Guido após sete anos, mas o relacionamento é marcado por eventos trágicos.

17h – “A Dama sem Camélias”. “La Signora senza Camelie”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1953). Com Lucia Bosé, Gino Cervi, Andrea Checchi. Livre.
Uma nova estrela é descoberta e tem altos e baixos nos filmes italianos.

19h – “Os vencidos”. “I Vinti”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1953). Com Franco Interlenghi, Anna Maria Ferrero, Eduardo Ciannelli. 14 anos.
Três histórias sobre jovens bem-nascidos que cometem assassinatos.


Sábado, 06/05
14h - “O grito”. “Il Grido”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1957). 14 anos.

16h – “Amores na Cidade”. “L'amore in Città”. De Michelangelo Antonioni, Federico Fellini, Alberto Lattuada, Carlo Lizzani, Francesco Maselli, Dino Risi, Cesare Zavattini (Itália, 1953).Com Rita Josa, Rosanna Carta, Enrico Pelliccia. Livre.
Filme em seis episódios. Uma suicida discute seu desespero. Um salão de baile provinciano. Um repórter investigativo se fingindo de futuro marido. Uma jovem mãe solteira. Técnicas de observar mulheres dos homens italianos. Um olhar sobre a prostituição.

18h30 As amigas”. “Le Amiche”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1955). 14 anos.


Domingo, 07/05
14h - A Dama sem Camélias”. “La Signora senza Camelie”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1953). Livre.

16h - “Os vencidos”. “I Vinti”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1953). 14 anos.

18h30 - “Crimes da Alma”. “Cronaca di Un Amore”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1950). Livre.


Segunda, 08/05
15h – “Trágica Perseguição”. “Caccia Tragica”. De Giuseppe De Santis (Itália, 1947). Assistente de direção: Michelangelo Antonioni. Com Vivi Gioi, Andrea Checchi, Carla Del Poggio. Livre.
Quando um caminhão carregado de dinheiro para projetos agrícolas é roubado, a população local coloca suas diferenças políticas e pessoais de lado e se une para capturar os bandidos e recuperar o saque.

16h30 – “Tempestade”. La Tempesta”. De Alberto Lattuada (Itália, 1958). Assistente de direção: Michelangelo Antonioni. Com Silvana Mangano, Van Heflin, Viveca Lindfors. Livre.
Um jovem oficial do exército de Catarina da Rússia salva um estranho em seu caminho para o novo posto em um forte remoto. Ao chegar, uma revolta dos Cossacos locais explode e o forte é sitiado pelos rebeldes. O jovem oficial se surpreende quando descobre que o líder dos Cossacos é o estranho que ele salvou.

19h - As Três Faces de Uma Mulher”. “I Tre Volti”. De Michelangelo Antonioni, Mauro Bolognini, Franco Indovina (Itália, 1965). Livre


Quarta, 10/05
A Noite (La Notte, 1962)
15h30 – “Blow-Up, Depois Daquele Beijo”. “Blow-Up”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1966). Com David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles. 14 anos.
Um fotógrafo londrino parece encontrar algo muito suspeito nas fotografias que tirou de uma linda mulher misteriosa em um parque desolado.

18h – “China”. “Chung Kuo – Cina”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1972).
Com Giuseppe Rinaldi. 14 anos
Um documentário sobre a China, concentrando-se principalmente nos rostos das pessoas, filmado nas áreas onde eles eram permitidos a visitar. A versão completa consiste de três partes. A primeira parte, filmada em Beijing, inclui uma fábrica de algodão, antigas seções da cidade e uma clínica onde uma acontece uma cesariana, usando acupuntura. A parte do meio visita o canal Bandeira Vermelha e uma fazenda coletiva em Henan, assim como a velha cidade de Suzhou. A parte final mostra o porto e as indústrias de Xangai, e termina com uma apresentação de acrobatas chineses.


Quinta, 11/05
15h30 – “Gente do Pó”. “Gente del Po” (Itália, 1947) + “N.U. – Nettezza Urbana” (Itália, 1948) + “L'amorosa Menzogna” (Itália, 1949) + “Superztizione” (Itália, 1949)  + “La Villa dei Mostri” (Itália, 1950) + “Sette Canne Un Vestito” (Itália, 1949) + “Vertigine” (Itália, 1950). Curtas-metragens de Michelangelo Antonioni. Livre.

17h - Trágica Perseguição”. “Caccia Tragica”. De Giuseppe De Santis (Itália, 1947). Assistente de direção: Michelangelo Antonioni. Livre.

19h30 – “12 Diretores para 12 Cidades”. “12 Registi per 12 Città”. De Michelangelo Antonioni, Bernardo Bertolucci, Giuseppe Bertolucci, Mauro Bolognini, Alberto Lattuada, Carlo Lizzani, Mario Monicelli, Ermanno Olmi, Gillo Pontecorvo, Francesco Rosi, Mario Soldati, Lina Wertmüller, Franco Zeffirelli (Itália, 1989). Livre.
Filme promocional, feito para a Copa do Mundo de 1990 na Itália, retratando as 12 cidades-sedes.

Sexta, 12/05


15h China”. “Chung Kuo – Cina”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1972). 14 anos

19h – “Zabriskie Point”.  De Michelangelo Antonioni (EUA, 1970). Com Mark Frechette, Daria Halprin, Paul Fix. 12 anos.
Zabriski Point (1970)
Um retrato épico do fim dos anos 60 na América, através de dois de seus filhos: a estudante de antropologia Daria (que está ajudando na construção de uma vila no deserto de Los Angeles) e Mark (que é procurado pelas autoridades por supostamente ter assassinado um policial durante um conflito estudantil).


Sábado, 13/05
15h30 – O Passageiro: Profissão Repórter”. “Professione: Reporter”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1975). Com Jack Nicholson, Maria Schneider, Jenny Runacre. 14 anos.
Um correspondente de guerra frustrado, incapaz de encontrar a guerra que lhe foi pedida, toma o caminho perigoso de roubar a identidade de um traficante de armas morto.

18h - Aula magna Antonioni overground” com o crítico e historiador italiano Adriano Aprà. Entrada franca.

Domingo, 14/05
13h - O Passageiro: Profissão Repórter”. “Professione: Reporter”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1975). 14 anos.

16h - “Blow-Up, Depois Daquele Beijo”. “Blow-Up”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1966). 14 anos.

18h30 - “Zabriskie Point”.  De Michelangelo Antonioni (EUA, 1970). 12 anos.

Segunda, 15/05

15h30 -  Gente do Pó”. “Gente del Po” (Itália, 1947) + “N.U. – Nettezza Urbana” (Itália, 1948) + “L'amorosa Menzogna” (Itália, 1949) + “Superztizione” (Itália, 1949)  + “La Villa dei Mostri” (Itália, 1950) + “Sette Canne Un Vestito” (Itália, 1949) + “Vertigine” (Itália, 1950). Curtas-metragens de Michelangelo Antonioni. Livre. 

17h – Faire un Film Pour Moi C'Est Vivre”. De Enrica Antonioni (França/Itália, 1995). Com Michelangelo Antonioni, Fanny Ardant, Irène Jacob, John Malkovich. Livre. Documentário sobre a realização do filme “Além das nuvens”.

19h - “Tempestade”. La Tempesta”. De Alberto Lattuada (Itália, 1958). Assistente de direção: Michelangelo Antonioni. Livre.

Quarta, 17/05
15h - Amores na Cidade”. “L'amore in Città”. De Michelangelo Antonioni, Federico Fellini, Alberto Lattuada, Carlo Lizzani, Francesco Maselli, Dino Risi, Cesare Zavattini (Itália, 1953). Livre. Sessão inclusiva com closed caption e audiodescriçãoEntrada franca.

18h – “Ritorno a Lisca Bianca”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1983).  Com Gabriele Ferzetti, Monica Vitti, Lea Massari.  Vinte e três anos após “A Aventura”, Antonioni retorna à ilha de Lisca Branca. A atmosfera rarefeita do desaparecimento de Lea é relembrada por alguns excertos de áudio do filme original.
“Fotoromanza”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1984). Videoclipe da música Fotoromanza, de Gianna Nannini.
“Khumba Mela”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1989). Documentário sobre o mais importante festival Hindu da Índia, Kumbha Mela.
“Um Pò di Giappone”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1992). Versão reduzida do documentário Viaggio in Giappone. 
“Noto, Mandorli, Vulcano, Stromboli, Carnevale”. De Enrica Antonioni e Michelangelo Antonioni (Itália, 1993). Produzido para o pavilhão italiano na Expo Sevilha, Antonioni observa aspectos específicos da Sicília.
Livre.

19h30 - Archeologia del Set - Ritorno a Lisca Bianca”. De Enrico Ghezzi, Michele Mancini e Michelangelo Antonioni (Itália, 1983). Documentário. Antonioni retorna a Lisca Bianca, 23 anos depois das filmagens de “A Aventura”.

 Quinta, 18/05
16h30 – “O Mistério de Oberwald”. “Il Mistero di OberwaldDe Michelangelo Antonioni (Itália, 1980). Com Monica Vitti, Paolo Bonacelli, Franco Branciaroli. 14 anos.
Um homem atormentado invade o castelo em Oberwald para matar a Rainha, mas desmaia antes de fazê-lo. Ele é Sebastian, a imagem gêmea do Rei que foi assassinado no dia de seu casamento. A Rainha descobre que Sebastian escreveu um poema subversivo que ela gosta, embora a ataque. A Rainha desafia Sebastian a matá-la, ou ela promete matá-lo.

19h – “Identificação de Uma Mulher”. “Identificazione di Una Donna”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1982). Com Tomas Milian, Daniela Silverio, Christine Boisson. 12 anos.
O diretor Niccolo foi abandonado por sua mulher, o que lhe deu a idéia de fazer um filme sobre relacionamentos femininos. Ele começa a procurar uma mulher que possa atuar no papel principal do filme mas também em sua própria vida.

Sexta, 19/05
Zabriskie Point (1970)
16h30 – “Eros”. De Michelangelo Antonioni, Steven Soderbergh, Wong Kar Wai (Itália/EUA/Hong Kong/França/Luxemburgo/Reino Unido, 2004). Com Li Gong, Chen Chang, Feng Tien. 14 anos.
Três curtas-metragens, um de cada diretor, sobre o tema do amor e sexo.

19h – “Além das Nuvens”. “Al di là delle Nuvole”. De Michelangelo Antonioni, Wim Wenders (França/Alemanha/Itália, 1995). Com Fanny Ardant, Chiara Caselli, Irène Jacob. 18 anos.
Quatro histórias curtas, ligadas por outra filmada por Wim Wenders. Com cenários em Ferrara, Portofino, Aix em Provence e Paris, cada história, que sempre tem uma mulher no centro, convida para uma viagem interior.

Sábado, 20/05
15h – Ritorno a Lisca Bianca”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1983)
“Fotoromanza”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1984).
“Khumba Mela”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1989).
“Um Pò di Giappone”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1992).
“Noto, Mandorli, Vulcano, Stromboli, Carnevale”. De Enrica Antonioni e Michelangelo Antonioni (Itália, 1993).Livre.
16h30 - “Eros”. De Michelangelo Antonioni, Steven Soderbergh, Wong Kar Wai (Itália/EUA/Hong Kong/França/Luxemburgo/Reino Unido, 2004). 14 anos.
18h30 - “Identificação de Uma Mulher”. “Identificazione di Una Donna”. De Michelangelo Antonioni (Itália, 1982). 12 anos.

Domingo, 21/05
15h - Faire un Film Pour Moi C'Est Vivre”. De Enrica Antonioni (França/Itália, 1995). Livre. 
16h30 - “Além das Nuvens”. “Al di là delle Nuvole”. De Michelangelo Antonioni, Wim Wenders (França/Alemanha/Itália, 1995). 18 anos.

18h30 - “O Mistério de Oberwald”. “Il Mistero di OberwaldDe Michelangelo Antonioni (Itália, 1980). 14 anos.

Segunda, 22/05
17h - 12 Diretores para 12 Cidades”. “12 Registi per 12 Città”. De Michelangelo Antonioni, Bernardo Bertolucci, Giuseppe Bertolucci, Mauro Bolognini, Alberto Lattuada, Carlo Lizzani, Mario Monicelli, Ermanno Olmi, Gillo Pontecorvo, Francesco Rosi, Mario Soldati, Lina Wertmüller, Franco Zeffirelli (Itália, 1989). Livre.
19h - Archeologia del Set - Ritorno a Lisca Bianca”. De Enrico Ghezzi, Michele Mancini e Michelangelo Antonioni (Itália, 1983). Documentário. Antonioni retorna a Lisca Bianca, 23 anos depois das filmagens de “A Aventura”.


SERVIÇO:

 Aventura Antonioni
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida
Produção: Voa Comunicação e Cultura
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
26 de abril a 22 de maio de 2017
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020
Sala de Cinema 1 (98 lugares) – Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)


Fonte: Claudia Oliveira 

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