Our social:

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Filmes premiados na programação da TV BRASIL (10 a 16 de abril)

Entre os destaques, Noite de Reis, filme premiado no Festival de Brasília 2012



segunda-feira (dia 10), às 23h, na TV Brasil
Timbila e Marimba Chope: o som de Moçambique
Embalado pela melodia da timbila, documentário acompanha o processo de fabricação desse instrumento musical até que esteja pronto para ganhar vida, com seu timbre único e especial.

Instrumento polifônico de percussão utilizado pela etnia Chope, da província de Gaza, no sul de Moçambique, a Timbila (plural de Mbila) foi proclamada obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade, pela UNESCO.
Além de mostrar a fabricação do Mbila, o filme revela os raríssimos artesãos que preservam o conhecimento ancestral da construção do instrumento, do canto e da dança tradicionais daquela sociedade.
A câmera ainda se deixa embalar pelo Msaho, a música chope e dança das timbila, numa miscelânea de sons, com toques de tambores, batuques e apitos.

País: Moçambique
Duração: 52 min
Ano: 2008
Direção: Aldino Languana
Coprodução: Aldino Languana, Amovídeo – Associação Moçambicana de Produtores de Vídeo e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Classificação Indicativa: 18 anos
_________________________________________________


quarta-feira (dia 12), às 23h, na TV Brasil

Noites de Reis

Drama estrelado por Bianca Byington e Enrique Diaz ganhou prêmio no Festival de Brasília

Alguns anos após uma tragédia familiar, Dora e sua filha Julia retomam sua vida cotidiana. É dezembro. Os palhaços e músicos da Folia de Reis dançam pelas ruas de uma pequena cidade do litoral do Rio de Janeiro. O calor e as férias são bons para mergulhos nas águas verdes da região. Para Dora, ir à praia é reencontrar seu filho Lucas, cujas cinzas repousam no mar.
A chegada de uma visita inesperada irá abalar esta rotina. É Jorge, o marido de Dora, que partiu no dia seguinte ao incêndio que matou Lucas e nunca mais voltou. Sua chegada traz de volta a dor da perda do filho, da falta do irmão. Desta crise se abre a possibilidade de superação.
O filme “Noites de Reis” relata grandes perdas através de pequenas ações, buscando construir climas e atmosferas que aproximem o público do universo íntimo dos personagens, da riqueza e encantamento das festas populares.
Estrelado por Bianca Byington e Enrique Diaz, o drama dirigido por Vinicius Reis conquistou o prêmio de Melhor Ator (Enrique Diaz) no Festival de Brasília.

Reprise. 93min.
Ano: 2012
Gênero: drama.
Direção: Vinicius Reis, com Bianca Byington, Enrique Diaz, Flavio Bauraqui, Raquel Bonfante, Luciana Bezerra, Sidney Martins.
Classificação indicativa: 12 anos

_________________________________________

sábado (dia 15), às 16h30, na TV Brasil


As asas invisíveis do Padre Renzo

Filme revela a trajetória de missionário italiano em prol da liberdade

O documentário retrata a conturbada vida de um missionário italiano: o Padre Renzo Rossi, que foi um incansável defensor da liberdade e dos direitos humanos. Ele protagonizou importante papel social ao abraçar a árdua e obstinada tarefa de ajudar presos políticos durante a ditadura militar.
Homem dedicado a amparar os encarcerados e seus familiares, Padre Renzo teve a nobre missão de mitigar um pouco da dor e do sofrimento daqueles que experimentaram o drama da tortura e, mais ainda, da separação daqueles a quem amavam.
A solidariedade do missionário italiano foi muito além. Padre Renzo internacionalizou a luta pela anistia, procurou por exilados políticos e dirigentes de partidos; movimentou a opinião pública da Europa e percorreu 22 cidades do velho continente, incentivando o fim da ditadura no Brasil, em favor de uma anistia ampla, geral e irrestrita.
Dirigido Jorge Filipe, o documentário é inspirado no livro de Emiliano José que tem o mesmo título.

Reprise. 78 min.
Ano: 2013.
Gênero: documentário.
Direção: Jorge Alexandre Felipe Neto.
Classificação Indicativa: Livre
_________________________________________________

sábado (dia 15), às 23h30, na TV Brasil 


Ciclo de chá do Gurué
Documentário analisa o declínio que ocorre sistematicamente no maior chazeiro de Moçambique, o último vestígio da Companhia Majestática da Zambézia.

Por décadas, a cultura do chá estruturou as relações de poder e a organização socioeconômica na alta Zambézia, Moçambique. O distrito de Gurué ainda conserva o maior chazeiro do país.
O documentário busca as explicações para a tese de que o “ciclo do chá” está próximo ao fim e aponta os fatores que concorrem para o declínio da produção no país. Cerca de sete mil pessoas dependem diretamente da produção do chá para sua sobrevivência. O filme investiga diferentes pontos de vista, diversas iniciativas de solução, e o que os novos investidores estão empreendendo para rentabilizar os campos, seja renovando antigas áreas ou iniciando outras culturas de rendimento, como a macadâmia.
Das cerca de 11 unidades de produção em funcionamento quando da independência de Moçambique, em 1975, restam apenas três. Devido ao envelhecimento das plantas, com mais de 70 anos de exploração, a produção caiu e as fábricas remanescentes funcionam em regime sazonal.
O chá não é apenas um produto de consumo: está profundamente enraizado na cultura de várias gerações, e tudo que afete sua produção afeta toda a região.

País: Moçambique
Duração: 56 min
Ano 2014
Direção: José Nguila.
Produção: TVM – Televisão de Moçambique
Classificação indicativa: 18 anos 

Fonte: 

Eugenia de Oliveira Lopes
Gerência de Comunicação/ TV BRASIL

Imprensa (2)Trailer/Divulgação

Imprensa (3) Teaser Trailer

Popular Posts

Google+ Followers