Our social:

sexta-feira, 10 de março de 2017

Confira a semana de documentários da TV BRASIL (13 A 18 de Março)


Segunda-feira, dia 13
Rua Banana, Cidade Velha
Às 23h, na TV Brasil

País de origem: Cabo Verde. Ano: 2007. Gênero: documentário. Direção: Mario Cabral.

 Rua Banana, Cidade Velha” busca retratar o espaço histórico da Cidade Velha, em Cabo Verde, para todo o mundo. Antiga Ribeira Grande, a cidade fundada em 1462, foi a primeira capital de Cabo Verde e a primeira cidade portuguesa fora da Europa.

O documentário foi produzido no ano de 2007, exatamente quando a Cidade Velha terminava as obras de restauração dos monumentos e das casas da principal rua da cidade, a rua Banana. O governo de Cabo Verde, apoiado pela cooperação internacional, iniciara as obras nos anos 90 com o objetivo de lançar candidatura da cidade como Patrimônio da Humanidade.

O filme percorre a parte histórica, seguindo o périplo do guia turístico Diamantino, que no seu quotidiano mantém seu trabalho e sua relação com os moradores, e vai questionando o que eles pensam a respeito dessa transformação. A narrativa é construída com entrevistas e depoimentos, histórias de vida de pessoas que habitam e exploram atividades econômicas ou artísticas na área histórica. Ao mesmo tempo em que acompanha a restauração do patrimônio da cidade velha, cujas casas estão sendo transformadas em museu vivo, traz à tona o conflito de interesse entre os moradores e as autoridades. Nem todos concordam com as exigências, mas compreendem a importância e o valor de se preservar o patrimônio que ali se encontra.
51min. Classificação: 18 anos.

______________________________________________________________________
Quarta-feira, dia 15
Favela on Blast
Às 23h, na TV Brasil

Ano: 2008. Gênero: documentário. Direção: Leandro HBL e Wesley Pentz (DJ Diplo), com Mr Catra, Deise Tigrona, Mc Leleco, Mc Duda, Dj Sany Pitbull, Dj Jorginho, Mc Ju. Mc Colibri, Biruleibe, Mc Pé de Pano, Mcs Júnior e Leonardo, Mcs Gorila e Preto, Gaiola das Popozudas, Mc Frank, Dj Cabide, Dj Wally, Dj Grandmaster Rafael, Dj Carlos Machado, Dj Sandrinho, Mc Pana, Mc Serginho, Dj Marlboro e Mc Galo.


O documentário mostra a cultura em torno do funk carioca, ritmo musical que mescla o funk eletrônico americano da década de 1980 com as diversas influências da música brasileira. O baile funk é provavelmente um dos movimentos musicais mais interessantes no mundo. No Rio de Janeiro, é frequente nas favelas da Cidade Maravilhosa.

O funk carioca personaliza o cru, bombásticos ritmos do Miami bass americano, loops e samples de batidas de sambas unidos a poderosos vocais de rap no linguajar brasileiro. É música desenhada para ser tocada e ouvida o mais alto possível, com o baixo rasgando a brisa das noites tropicais cariocas.

Favela on Blast” busca apresentar a diversidade em torno de uma cultura musical que é única em seus contrastes e misturas. O filme pretende avançar no perfil dos personagens que compõem a cultura funk e ser mais do que uma produção meramente observacional.

Dirigido por Leandro HBL e Wesley Pentz (DJ Diplo), o documentário pesquisa o universo particular do funk carioca, um mundo composto por artistas de marcante talento e notórias inadequações.

A produção entrevista e acompanha o trabalho de nomes como Mr Catra, Deise Tigrona, Biruleibe, Mc Pé de Pano, Mcs Gorila e Preto, Gaiola das Popozudas, Mc Frank, Dj Grandmaster Rafael, Mc Serginho e Dj Marlboro, entre tantos outros. Essa variedade possibilita conhecer o universo particular de cada um deles na medida que os eventos são revelados na tela.
80min. Classificação Indicativa: 16 anos.

_________________________________________________________________________

Sábado, dia 18
Um lugar ao sol
Às 16h30, na TV Brasil
Ano: 2008. Gênero: documentário. Direção: Gabriel Mascaro.

O documentário aborda o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades do Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor obteve acesso aos moradores das coberturas através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira.
Na obra são catalogados 125 donos de cobertura. Destes 125, apenas nove cederam entrevistas. Através dos depoimentos dos moradores de cobertura, o filme traz um rico debate sobre desejo, visibilidade, insegurança, status e poder, e constrói um discurso sensorial sobre o paradigma arquitetônico e social brasileiro.
70 min. Classificação Indicativa: 18 anos

__________________________________________________________________

Sábado, dia 18
Batuque – Alma de um povo
23h30, na TV Brasil
País de origem: Cabo Verde. Ano: 2013. Gênero: documentário. Direção: Felix Andrade.

O documentário “Batuque – Alma de um povo” apresenta uma perspectiva sobre a própria história de Cabo Verde, desde a época da escravatura até o tempo presente da globalização.

O filme mostra o batuque sempre foi uma fonte de preservação da identidade do povo de Cabo Verde que desde os antepassados transmitia para as outras gerações essa tradição. Hoje, com a emigração, os ritmos do batuque voltam a viajar e a evoluir, influenciando a música que se faz em outras regiões do mundo.

Em 1462, chegaram à Ilha de Santiago os primeiros escravos, trazidos da Costa Ocidental de África. Com eles vieram os ritmos e as sementes do que veio a se tornar o batuque, uma dança ritual com movimentos ritmados por cantadeiras e batucadeiras dispostas em círculo, que sincronizam e orientam o movimento da dançadeira no centro do terreiro.

O batuque foi reprimido e proibido, considerado como manifestação vulgar de negros e analfabetos, com conotação provocante e sensual. Após a independência de Cabo Verde, o batuque foi recuperado e adotado como símbolo de identidade cultural.
52 min. Classificação Indicativa: 18 anos



Fonte: Ricardo  Ribeiro/ TV BRASIL

Imprensa (2)Trailer/Divulgação

Imprensa (3) Teaser Trailer

Popular Posts

Google+ Followers