sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

LANÇAMENTO DO LIVRO "SOLDADOS DA BORRACHA: OS HERÓIS ESQUECIDOS"


O livro é resultado da pesquisa para o documentário "A GUERRA DA BORRACHA" de Wolney Oliveira, que estreia em novembro deste ano


O lançamento do livro "Soldados da Borracha; Os Heróis Esquecidos", de Wolney Oliveira, vai acontecer na próxima segunda, 22 de fevereiro, a partir das 16h30, no Centro Cultural da FeB. O livro-documento mostra a trajetória de milhares de brasileiros que foram alistados e transportados para a Amazônia com o objetivo de extrair borracha para os Estados Unidos na II Guerra Mundial. Os soldados também serão tema do documentário "A Guerra da Borracha", de Wolney Oliveira, com previsão de lançamento para novembro deste ano. Na ocasião, um dos personagens do livro, de 86 anos, será condecorado com a "Medalha do Mérito Febiano", outorgada pelo Centro Cultural Casa da FEB para o Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia. Também estarão presentes cinco pracinhas da FEB. 

"Soldados da Borracha: Os Heróis Esquecidos": O livro-documento narra a trajetória de milhares de brasileiros que foram alistados e transportados para a Amazônia com o objetivo de extrair borracha para os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Cinquenta e cinco mil homens em todo o país, entre cariocas, nordestinos, gaúchos, mineiros, paulistas, e especialmente nordestinos, foram arregimentados. Ao final da grande guerra, ao contrário dos demais envolvidos, os Soldados da Borracha não foram sequer lembrados, permanecendo esquecidos, muito deles abandonados no interior da Floresta Amazônica. As promessas, de volta como heróis da pátria e de aposentadorias com patente de militar, nunca se cumpriram.

Essa história é contada, nas páginas que se seguem, pelo historiador Marcus Vinicius Neves e a jornalista Ariadne Araújo, mostrando o genocídio que os governos brasileiro e estadunidense promoveram na Segunda Guerra. Foram inúmeros Josés, Pedros, Antônios, Franciscos ou Paulos que embarcaram nesse esforço que vitimou, somente no primeiro ano, mais de vinte e cinco mil homens. Esse livro é uma homenagem a todos esses heróis anônimos e, em especial, aos Soldados da Borracha que tem aqui suas histórias de vida, finalmente, resgatadas. Em novembro deste ano, os Soldados da Borracha serão tema do documentário "A Guerra da Borracha", também de Wolney Oliveira.

Wolney Oliveira é cineasta formado pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV). Dentre os filmes que dirigiu estão os longas metragens "Milagre em Juazeiro", " A Ilha da Morte" e "Os Últimos Cangaceiros". É Diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará e do Cine Ceará - Festival Ibero Americano de Cinema.

Centro Cultural Casa da FEB (Rua das Marrecas, 35, Centro.
22 de Fevereiro, das 16h30 às 18h30


Fonte: Primeiro Plano Assessoria de Imprensa/ Júlia Moura.


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)