terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Os velhos efeitos colaterais estão de volta



Com estréia prevista apenas para 5 de fevereiro, filme já ganhou prêmios importantes.

O filme Guerra ao Terror não é apenas mais um filme de guerra americano. Ele é sim mais um filme sobre guerras americanas, mas esse é diferente. As brigas locais não são o ponto de partida do assunto, mas o papel de fundo. Nele, são mostradas em primeiro plano os reflexos que as diferentes guerras que o país trava ao mesmo tempo podem influenciar no caráter, nas idéias e nas paixões de seus soldados.

A trama acontece durante os últimos 39 dias em campo dos soldados que participam da história. Para começo das atividades, uma missão corriqueira de desarme de artefatos explosivos dá errado e com ela, vem a morte repentina do sargento Matt Thompson (Guy Pearce), que era o líder do esquadrão anti-bombas da missão americana no Iraque. Com isso, chega seu substituto e principal pilar sustentador da história. O sargento William James (Jeremy Renner), que já serviu no Afeganistão, passa então a liderar a equipe que é ainda formada pelo sargento JT Sanborn (Anthony Mackie) e o soldado Owen Eldridge (Brian Geraghty).

Com a chegada do novo chefe, desavenças começam a vir a tona. O ego de Will fica no caminho da união dos integrantes do esquadrão, mas mesmo assim eles terão que encontrar uma forma de trabalhar juntos e sobreviverem aquele que pode ser o último mês em serviço antes de voltarem para casa. Ponto importantíssimo no filme, são os efeitos psicológicos diferentes que uma guerra pode ter sobre aqueles que participam dela. Ou seja, enquanto alguns não vêem a hora de voltar pra casa, outros não gostam nem de pensar no assunto.

A trilha sonora foi muito bem escolhida e a fotografia é muito bem aplicada. O filme concorreu a 3 Globos de Ouro na edição 2010, nas categorias Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Direção, que ficou a cargo de Kathryn Bigelow, que também foi responsável pelo filme Caçadores de Emoção. Além disso, Guerra ao Terror foi eleito o melhor filme no Critics' Choice Movie Awards, que é dado pelos críticos de todos os Estados Unidos. Também foi vencedor em ambas as categorias de Melhor Filme e Melhor Direção pelo New York Film Critics Circle, em que votam os críticos de cinema de Nova Iorque, e pela Los Angeles Film Critics Association, o correspondente da cidade de Los Angeles. Guerra ao Terror foi lançado no Brasil diretamente em DVD, mas chega as telonas no dia 5 de fevereiro.

Pedro Rego Henriques




SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)